MENU

Comentários (0) Beerfood, Comida de Boteco

Nachos com Cerveja

¡Ándale, ándale! Que a nossa receita de hoje vem direto do terceiro maior país da América Latina, um lugar também conhecido por suas tradicionais bandas mariachi, chapéus gigantes e festas animadas que reverenciam o espírito daqueles que já partiram. Sim, estamos falando do México e sua rica cultura culinária.

Embora este país esteja presente no consciente coletivo do brasileiro médio muito por conta da série de televisão Chaves & Chapolin Colorado, o México possui uma bela e tradicional cultura indígena, refletida, ainda hoje, nos hábitos alimentares dos mexicanos. Trata-se do lugar cujo produto mais conhecido, o milho, que é o grão mais produzido atualmente no mundo, nasceu e foi distribuído a todo o planeta após a chegada dos europeus à América. Para se ter uma ideia, somente no México existem mais de 300 variedades da planta, derivadas de 64 espécies diferentes. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) de 2016, naquele ano foram produzidos mais de 1 bilhão de toneladas de milho, dentre os quais os maiores produtores se encontram o México, os Estados Unidos, a China e o Brasil.

Aqui, as famosas tortilhas de milho crocantes em formato triangular são conhecidas graças a um famoso salgadinho, mas em outras partes do globo os “nachos” – como são chamados originalmente – vêm numa deliciosa combinação de queijo cheddar e pimenta, ideal para acompanhar uma cerveja geladinha.

Segundo a lenda, esta comida surgiu como uma invenção de Don Ignacio Anaya, lá nos idos de 1943 na cidade de Piedras Negras, divisa com o estado norte-americano do Texas. Enquanto ele trabalhava no “Moderno Restaurant”, pertinho da fronteira com os Estados Unidos, 12 mulheres esposas de soldados estadunidenses se alojaram na região para fazerem compras e acabaram fazendo uma pausa para refeição no local. Por conta do horário, já não havia muitos ingredientes disponíveis para alimentar tantas bocas e foi aí que Don “Nacho” Anaya teve uma simples e geniosa ideia: preencher o resto de tortilhas de milho fritas com condimentos locais, colocá-las no forno e deixá-las dourarem até ficarem bem crocantes. 

O “especial do Nacho”, como ficou conhecido na época, foi passado de boca em boca e hoje configura como um dos mais tradicionais pratos da culinária “tex-mex” – sigla que une o nome do estado americano ao país latino. 

Nutritivo e caliente ao mesmo tempo, essa receita que une culinária tradicional indígena, engenhosidade e um pouco de sorte é garantia de sucesso nas mesas de norte ao sul do planeta. Só não esqueça de ter um bom copo de cerveja ao lado caso a coisa fique quente demais!

¡Buen provecho!   

 

Nachos Beer Calientes

Ingredientes

  • 500g de carne moída
  • 100g de cebola picada
  • 15g de alho picado
  • 20g de manteiga
  • 150g de molho de tomate
  • 350ml de cerveja Lager
  • 200g de nachos
  • 40g de pimenta jalapeño
  • 80g de queijo cheddar ou prato ralado grosso
  • 2 tomates sem semente picados
  • Sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

  1. Refogue a carne na manteiga até começar a fritar, adicione a cebola e o alho e deixe dourar. Coloque um pouco de sal; 
  2. Adicione a cerveja e deixe reduzir pela metade do líquido. Coloque o molho de tomate e deixe em fogo baixo até engrossar. Quem quiser, pode colocar um pouco da jalapeño para cozinhar junto com a carne. Acerte o sal; 
  3. Fora da panela, misture os tomates picados à carne moída; 
  4. Em uma travessa, coloque os nachos, a carne e cubra com o queijo. Salpique cheiro verde e as pimentas Jalapeño em fatias. A Jalapeño também pode ser servida a parte. Para quem quiser, sirva com sour cream e guacamole. Sirva imediatamente, com uma boa cerveja acompanhando.

 

Fonte da receita: Clube do Malte

Com informação de: Fundação Heinrich-Böll-Stifung, La Vanguardia e Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *