MENU

Comentários (0) Bom de copo, Estilos de Cerveja

Witbier – A Prima Belga

Apesar do país inteiro ser apenas um pouco maior do que o estado de Alagoas, a Bélgica ainda é referência mundial quando o assunto é cerveja. Produtores e consumidores vorazes de algumas das melhores bebidas do ramo, hoje comentaremos um pouco mais sobre a Witbier – a cerveja de trigo prima da alemã.

Da junção das palavras ‘wit’ e ‘bier’, que em neerlandês quer dizer branco e cerveja, ou, “cerveja clara”, seu nome já indica sua primeira característica específica. Geralmente classificadas entre 2 e 4 SRM (numa escala internacional que varia entre 2 a mais de 40), as Witbier também possuem outra qualidade peculiar que chama a atenção do consumidor logo de entrada: notas de especiarias e frutas. Isso se deve ao período em que esta cerveja era popular, há cerca de 400 anos, quando as especiarias eram não só uma fonte de renda e pagamento, como um motivo para longas expedições dos navegantes europeus pelo mundo.

A Witbier, assim como a Weissbier alemã, é uma cerveja de trigo. Composta basicamente de 50% de trigo não-maltado e 50% de malte pilsen, entre alguns elementos que a diferenciam da prima alemã é justamente a utilização de temperos como o coentro. Por ser uma cerveja de trigo de alta carbonatação, o sabor do lúpulo não é algo que se destaca por aqui. Seu amargor dá lugar a uma refrescância frutada, mais cítrica em relação à Weissbier alemã. Igualmente sua espuma, embora menos presente que numa Weissbier alemã, é notadamente mais densa e consistente na bebida belga.

Apesar de sua popularidade atual, com um alto consumo deste tipo de cerveja durante o verão norte-americano e europeu, a Witbier passou por um longo período de esquecimento, tornando-se praticamente extinta até a década de 50 do século passado. Foi graças a Pierre Celis, um cervejeiro belga nascido na cidade de Hoegaarden, que este estilo renasceu como uma fênix em meio à popularidade das Lagers, que então dominavam o mercado de bebidas no mundo todo.

Num país tropical como o Brasil, esta cerveja de teor alcóolico baixo e de sabor refrescante pode ser justamente o que você estava buscando para se refrescar nas suas tardes quentes de domingo.

Com informações de: Birrapedia, Homini Lúpulo e Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *