MENU

Comentários (0) Beerfood, Comida de Boteco

Bolinho de Alcachofra na Cerveja

Planta com cerveja: a princípio não parece uma boa opção, não é mesmo? Mas quando a planta em questão é a deliciosa (e nutritiva) alcachofra, tudo parece ficar mais gostoso.

Do árabe “al-kharshûf”, que significa “planta espinhosa”, esta preciosidade originária do noroeste da África é conhecida desde os antigos egípcios e posteriormente também fora cultivada pelos gregos, que a chamavam de “cynara” – em referência à uma antiga lenda, na qual a jovem de mesmo nome rejeitou Zeus, o pai dos deuses, e movido por sua ira, ele acabou transformando Cynara numa pobre flor de alcachofra.

Lendas e mistérios à parte, hoje sabemos que alcachofra é rica em vitaminas e possui uma infinidade de benefícios ao corpo. Segundo o portal Tua Saúde, “a alcachofra serve para ajudar no tratamento de anemia, aterosclerose, diabetes, doenças do coração, febre, fígado, fraqueza, gota, hemorroidas, hemofilia, pneumonia, reumatismo, sífilis, tosse, ureia, urticária e problemas urinários”. Ufa!

De acordo com o chef Roger Weiss para o jornal Gazeta do Povo, a diferença entre a alcachofra roxa e a alcachofra verde reside no seu sabor e maciez. A primeira sendo mais saborosa e a segunda sendo mais macia. Também não se esqueça de remover as pétalas externas, nas palavras do chef Raul Carrasquillo, “elas são geralmente mais amargas”.

Na receita de hoje, você vai deixar qualquer grego ou egípcio antigo com água na boca. Combinamos as maravilhosas propriedades desta planta rica em magnésio, potássio, sódio, ferro, vitamina A e vitamina B da alcachofra, com um gostinho de quero mais da cerveja.

Bolinho de Alcachofra na Cerveja

Ingredientes:

  • 1 kg de alcachofra
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de cerveja clara
  • 1 ovo
  • 1 limão
  • 3 xícaras de chá de azeite extra virgem
  • Farinha de trigo o suficiente para empanar
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  1. Misture a cerveja, a gema de ovo (reserve a clara), uma colher de sopa de azeite e um pouco de sal. Adicione uma xícara de farinha aos poucos, misturando até obter uma massa leve. Deixe repousar uma hora.
  2. Retire as folhas externas da alcachofra e corte a parte superior. Vá colocando em uma tigela coberta com água e suco de limão para evitar o escurecimento.
  3. Cozinhe as alcachofras com água levemente salgada por 20 ou 25 minutos ou até ficarem bem macias.
  4. Aqueça o azeite em uma panela funda. Bata a clara em neve e incorpore cuidadosamente com a massa que ficou descansando.
  5. Corte as alcachofras ao meio, passe na farinha e depois na massa. Frite em azeite quente até dourar. Sirva a seguir.

Fonte da receita: Comidas & Bebidas UOL
Com informações de: Gazeta do Povo, Melhor com Saúde, Tua Saúde e Wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *